quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

ekeko

24 de janeiro é dia do EKEKO!
Na Mitologia e folclore do Altiplano andino, O Ekeko é o deus da abundância e prosperidade, da civilização pré-colombiana Tiwanakan. Na cultura popular é a figura principal da feira anual Alasitas, um evento cultural que acontece dia 24 de janeiro em La Paz, Bolívia. Nas ruas estreitas das cidades bolivianas é possível encontrar barracas que vendem os conhecidos quecos – bonequinhos de gesso que representam o “deus da abundância” dos incas.
Popularizado durante a colonização espanhola, a lenda conta que quem tiver um deles obtém fartura.
O Ekeko é retratado como um homem de bigode vestindo roupas andinas tradicionais (especialmente o poncho) e completamente carregado de sacos e cestos com grãos e alimentos, objetos domésticos, notas, moeda, e basicamente qualquer coisa que se pense que uma pessoa queira ou precise para uma vida confortável e próspera; as estátuas modernas do deus incluem uma abertura circular em sua boca para colocar um cigarro para o prazer de Ekeko.
A tradição mais recente para garantir o ano completo de prosperidade faz o Ekeko "fumar" um cigarro aceso uma vez por ano.

O Ekeko se tornou popular na Bolívia, Cochabamba e regiões vizinhas, como sudeste do Peru, norte da Argentina e norte do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário