segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

SANTA CATARINA

Por falta de documentação, sua história é repleta de controvérsias, existindo pessoas que alegam que tudo não se passa de lenda. No entanto, lenda ou não, a vida e a história de Catarina são bastantes belas, o que a torna uma importante Santa para nossa Igreja Católica e, para nós brasileiros, uma importância ainda maior, por se tratar da padroeira de um de nossos estados mais belos.

A História de Santa Catarina de Alexandria
Apesar de a data de seu nascimento não ser exata, sabe-se que o dia de seu martírio (o dia do seu nascimento para Deus) é o dia 25 de novembro, data reservada no calendário religioso para celebrações em sua homenagem.

 Nascida entre o final do século II e início do século III e, filha do Rei de Alexandria, Catarina inicialmente era pagã e tinha total dedicação aos estudos. Aos 17 anos, já era considerada a mulher mais bela e sábia de todo o Império. Assim, apesar de ser a favor do casamento e ter dezenos de homens a desejando, Catarina era bastante exigente na questão de casamento, anunciando que desejava casar-se apenas com um príncipe tão belo e  sábio como ela, condição que embargou qualquer pretendente de se apresentar.
Com a morte de seu pai, sua mãe começa a se dedicar a vida Cristã e tenta fazer com que Catarina também se converta porém, esta ainda dedicava-se exclusivamente aos estudos. Mesmo com a morte da sua mãe, a bela jovem apenas se converteu após a revelação ter acontecido em um sonho.

Sonho no qual, ela se encontra com a Virgem Maria e o Menino Jesus e, em estado de êxtase, se casa misticamente com Cristo. Ao acordar, percebe em sua mão a existência de uma aliança e foi aí que sua vida começa a mudar drasticamente.

Conta-se que ela, em repúdio à perseguição dos cristãos pelo imperador, ela se apresentou para Maxêncio, a fim de demonstrar a inutilidade da religião pagã. Santa Catarina com sua enorme sabedoria e beleza, conseguiu mostrar a beleza do cristianismo e, sem ação, o imperador mandou reunir os 50 melhores filósofos e sábios do império para derrubarem os argumentos de Santa Catarina. No entanto, nem eles foram capazes de dissuadir Santa Catarina e, o contrário acabou acontecendo, todos os sábios presentes foram convertidos ao cristianismo, bem como a própria esposa do imperador. Num ato de raiva e ódio, o imperador ordenou que todo os sábios e sua própria esposa, fossem queimados vivos e, Santa Catarina aprisionada na masmorra, para que mais tarde tornasse sua esposa.

Mesmo com a dor de ter causado a morte daquelas pessoas, com pouquíssima comida ou água e aprisionada, Catarina jamais cedeu aos pedidos do imperador de se tornar sua esposa. Foi assim que Maxêncio condenou-a ao suplício da roda, um conjunto de quatro rodas, que giravam em sentido contrário às outras com lâminas em formas de garras.

Antes de ser amarrada a este objeto de tortura, Catarina ajoelhou-se e fez uma oração. Segundos depois, um raio caiu e destruiu a roda bem como seus criadores. Catarina nada sofreu. Irritado, o imperador manda degolar Catarina, fato que acontece no dia 25 de novembro de 307.

Por isso, sua imagem possui uma roda e uma palma, símbolos do milagre realizado por Ela e, de sua morte em nome de sua fé. Reza a lenda, que os próprios anjos levaram seu corpo para ser sepultado no Monte Sinai. Mais tarde sobre sua sepultura, foi construído um convento, que ainda hoje existe, e é habitado por monges gregos.
 Fonte: OraçaoSaoJorge.com.br

Oração de Santa Catarina 

para Proteção

“Santa Catarina, digna esposa de Nosso Senhor Jesus Cristo, vós fostes aquela Senhora que entrastes na cidade, achastes 50 mil homens todos bravos como os leões, abrandáveis os corações com a palavra da razão.
Assim rogo que abrandeis os corações dos nossos inimigos. Olhos tenham e não me enxerguem, boca tenham e não me falem, braços tenham e não me atem, pernas tenham e não me alcancem, fiquem imóveis como pedra em seu lugar, ouvi minha prece, virgem mártir, para que eu alcance tudo o que vos rogo.
Santa Catarina, rogai por nós. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário