sexta-feira, 15 de março de 2019

SÃO LONGUINHO


Dia 15 de março é dia de São Longuinho
Esta data celebra um dos primeiros homens a reconhecer Cristo como o “filho de Deus”, conforme narra a bíblia.
No Brasil, São Longuinho é bastante popular e aclamado quando alguém perde alguma coisa importante e precisa achá-la rapidamente.
“São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a achar (diz nome do objeto perdido) e dou três pulinhos”.
Esta é a clássica simpatia que é muito conhecida entre os brasileiros. De acordo com a crença popular, após encontrar o que procura, a pessoa deve dar três pulos e gritos em agradecimento ao santo.
São Longuinho é venerado em muitos países, tanto no Ocidente como no Oriente.
Nos países orientais, no entanto, é mais comum ser comemorado o dia 16 de outubro, como Dia de São Longuinho.
História de São Longuinho
São Longuinho teria vivido durante o século I, e estaria presente no momento da crucificação de Jesus Cristo.
Segundo relatos bíblicos, Longuinho na realidade de chamava Cássio, e recebia o nome de Longinus por ser este comum aos mártires daquela época.
Longinus, por sua vez, se originou a partir do grego lonkhe, que quer dizer “lança”.
Isto porque, Longuinho, durante a crucificação de Cristo trabalhava como um soldado centurião e teria sido ele a perfurar o corpo de Jesus com uma lança.
De acordo com a história, quando furou o corpo de Jesus, um jato de sangue espirrou em seu rosto e, naquele momento, soube que estava diante do filho de Deus.
São Longuinho abandonou a vida de soldado e fugiu para pregar a palavra de Deus. Porém, foi identificado e denunciado, sendo torturado e morto como um desertor do imperador romano Pilatos.
Oração de São Longuinho
“Lembrai-vos oh são Longuinho, prodigiosamente tocado pela Graça de Jesus agonizante em sua ultima hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à vossa proteção, fosse por vós desamparado.
Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante DEUS, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e ainda me auxilie a encontrar... (dizer o nome da pessoa ou objeto desaparecido). Amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário