sexta-feira, 19 de abril de 2019

dia do indio

Hj é um dia em comemoração à cultura indígena.
E vamos homenagear e agradecer nossos parceiros da Loja, Maurício e Teresa, que fazem esse artesanato lindo, cheio de amor e respeito à Natureza.
Os Mbyá-Guarani que habitam na planície costeira interna da ‘Lagoa’ dos Patos e nas encostas da Serra do Sudeste no Rio Grande do Sul (aproximadamente entre os municípios de Guaíba e Pelotas), fazem parte de um povo que ocupa um território muito mais amplo, que é atravessado pelas fronteiras nacionais de países sul-americanos. Estão presentes no Brasil, na Argentina, no Paraguai e, em número reduzido, no Uruguai. No Brasil, encontram-se nos estados das regiões sul e sudeste.
“Mbyá” é uma classificação étnica, linguística e sociocultural dentro do grande grupo Guarani, e é utilizada por eles para diferenciarem dos não indígenas e de outros indígenas e se reconhecerem entre si. Assim, trata-se de um povo com um extenso território formado por aldeias dispersas por praticamente toda a região sudeste do continente sul-americano. Em linhas gerais, o território Mbyá-Guarani coincide com o bioma da Mata Atlântica.
Gratidão aos nossos antepassados e ancestrais Guaranis!
Gratidão às pessoas que trouxeram esse Projeto até nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário