sexta-feira, 19 de junho de 2020

Apóie as Comunidades Mbyá Guarani.

O Projeto de Geração de Renda e Sustentabilidade da Produção Artesanal, que tem como finalidade contribuir com a comercialização do artesanato indígena de forma justa e solidária, aproximando compradores conscientes e artesãos em torno de uma valorização da arte Mbyá-Guarani. Esse projeto tem o nome Mba’Eapo Tenonde, que significa Arte Originária, o primeiro tipo de artesanato que nasce junto aos Mbyá-Guarani.

O artesanato é o modo de ser Mbyá, pois todo Mbyá que nasce tem o compromisso de continuar fazendo o trabalho que Deus (Nhanderu) ensinou. Essa cultura é ensinada de pai para filho e requer um envolvimento em um trabalho demorado, desde a coleta da matéria-prima e o trançado e acabamento. A adesão de parceiros comerciais ao projeto MBA’EAPO TENONDE fortalece o apoio às ações de forma justa e incentiva o uso sustentável das matas e dos recursos naturais da região, ao longo da BR 116/RS.
Os preços praticados pelo projeto estão baseados no princípio do comércio justo, onde o artesão recebe a maior parte dos recursos associados à cadeia de valor do artesanato. Os compradores ou consumidores dos produtos de Comércio Justo são pessoas conscientes das desigualdades sociais e fortalecem a promoção de relações comerciais menos desiguais e mais justas para todos, principalmente para quem produz a mercadoria, ou seja, para o artesão.










Nenhum comentário:

Postar um comentário